terça-feira, 21 de agosto de 2012

Curso Figurino: referências, representação.


Venho falar um pouco mais sobre o curso Figurino: referências, representação.

Começamos refletindo sobre as bases necessárias para se começar a criar um figurino. Dela constam noções de cor, forma, volume que venham a ser identificados com as personagens de um espetáculo. A partir destes elementos e de leitura de uma cena teatral será trabalhado, com apoio em uma seleção em materiais como jornais, revistas, fotos, elementos que venham a constituir peças ou detalhes de peças do figurino da personagem escolhida na cena.

Em outro momento, algumas aulas depois, após trabalhar os aspectos iniciais do figurino a aula é transferida para o ambiente urbano. Observação de pedestres, com características próximas às da personagem, é importante neste momento. Que relações podem ser estabelecidas mesmo que o texto traga referências de outra época? Ficar atento aos movimentos corporais, gestos, o caminhar, podem indicar alguns detalhes posturais que venham a contribuir para a construção do figurino.


Observações feitas, começa uma nova etapa com o estudo da cor. Coordenação de cores entre personagens, entre estes e o cenário e a iluminação são necessárias para a composição do desenho do figurino. Nesta etapa o estudo de cores prevê a observação das harmonias tonais possíveis. Primeiros esboços do figurino das personagens.

Etapa seguinte: pesquisa de matérias primas.
Novamente a aula sai da sala e ganha as ruas. Começa a pesquisa de materiais que possam ser utilizados na confecção do figurino.  Amostras dos materiais mais relevantes são recolhidas para que se faça a apreciação dos mesmos e sua adequação à personagem, à encenação e ao texto.
E esta parte está quase chegando ao fim. Com base nas relações feitas entre personagem, cores, tecidos, materiais parte-se efetivamente para a criação do figurino. É o momento de finalizar as ideias e formalizar o figurino unindo todas as informações.

Todas as etapas trabalham, simultaneamente, teoria e a prática para poder levar as noções básicas para o desenvolvimento de um figurino.

Geraldo Lima

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terça-feira, 21 de agosto de 2012

Curso Figurino: referências, representação.


Venho falar um pouco mais sobre o curso Figurino: referências, representação.

Começamos refletindo sobre as bases necessárias para se começar a criar um figurino. Dela constam noções de cor, forma, volume que venham a ser identificados com as personagens de um espetáculo. A partir destes elementos e de leitura de uma cena teatral será trabalhado, com apoio em uma seleção em materiais como jornais, revistas, fotos, elementos que venham a constituir peças ou detalhes de peças do figurino da personagem escolhida na cena.

Em outro momento, algumas aulas depois, após trabalhar os aspectos iniciais do figurino a aula é transferida para o ambiente urbano. Observação de pedestres, com características próximas às da personagem, é importante neste momento. Que relações podem ser estabelecidas mesmo que o texto traga referências de outra época? Ficar atento aos movimentos corporais, gestos, o caminhar, podem indicar alguns detalhes posturais que venham a contribuir para a construção do figurino.


Observações feitas, começa uma nova etapa com o estudo da cor. Coordenação de cores entre personagens, entre estes e o cenário e a iluminação são necessárias para a composição do desenho do figurino. Nesta etapa o estudo de cores prevê a observação das harmonias tonais possíveis. Primeiros esboços do figurino das personagens.

Etapa seguinte: pesquisa de matérias primas.
Novamente a aula sai da sala e ganha as ruas. Começa a pesquisa de materiais que possam ser utilizados na confecção do figurino.  Amostras dos materiais mais relevantes são recolhidas para que se faça a apreciação dos mesmos e sua adequação à personagem, à encenação e ao texto.
E esta parte está quase chegando ao fim. Com base nas relações feitas entre personagem, cores, tecidos, materiais parte-se efetivamente para a criação do figurino. É o momento de finalizar as ideias e formalizar o figurino unindo todas as informações.

Todas as etapas trabalham, simultaneamente, teoria e a prática para poder levar as noções básicas para o desenvolvimento de um figurino.

Geraldo Lima

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